07 novembro 2010

A artificialidade da coisa

É apenas MINHA opinião.  Mas, 1 peixe na natureza é igual a 1000 peixes no lago de casa, nos açudes infestados de bass, nos pesque pagues da vida, no aquário do vizinho, na fazenda de camarão e por aí vai, fica a gosto do freguês onde quer e pode ir se divertir.



Não que os peixes sejam mais fáceis de serem capturados nesses lugares. Muitas vezes não são, há até mais "manhas" envolvidas. Particularmente, para mim (só poderia ser para mim mesmo), são até mais difíceis (tem as técnicas próprias), nunca acertei, talvez pelas poucas vezes que fui e que dá para contar nos dedos de uma mão (até na do presidente).




Acredito que seja mais interessante pescar menos vezes, mas pescar melhor (subjetividade total). Esses dias atrás fui comprar anzól e o vendedor me perguntou na lata: "é para pesqueiro?" !!!!! Não sei porque mas me senti ofendido ... besteira minha. 

Não gosto do visual (o guarda sol colorido, o feixe de vara armado em leque, os bancos de praça), dos sons (os guizos das varas da tambaCú, as conversas dos bêbados em voz alta, as músicas de mal gosto, as esposas bêbadas que só falam merda), não gosto do fato de saber que ali tem milhares de peixes cuja captura não me trás satisfação. Gosto mesmo do ambiente natural, pela dificuldade, pelo incerto, pela beleza, pelos animais, pelo cheio de mato, da maresia e do mangue (do rio piracicaba também, rs), por estar só ou no máximo acompanhado de alguns amigos. É a naturalidade da coisa que depois de uma semana intensa de trabalho me move.




Por outro lado, já parou para calcular quanto gasta em cachaça, puta, cigarro (vou ficar por aqui...é o mais comum) por mês para dizer que é caro pescar? O fato é: uns vão atrás de peixes outros vão apenas pescar. Para outros é apenas mais um hobby, um modo de se passar o tempo. Se quiser, continue indo no parque de diversão do outro lado da rua da sua casa, o intuito é se divertir mesmo e não há nada de errado nisso. Para mim não mudará nada.


 

NADA PERSONAL. Tenho alguns amigos que são assíduos e muito disso já disse à eles. Os que pararam para pensar, não se arrependeram.

Dourado Snack

Essas são para rachar no meio. 16 centímetros. Atadas em TMC 3/0, com China Sub Saddle e Deer Belly Hair (hareline) e Bucktail Metz e brilho Saltwater flashabou, do FSB. Olhos de chumbo do Gregório. COLA SUPER BONDER sem frescura.