07 julho 2011

Algumas notas sobre Vadeo

Não precisamos olhar tão longe para darmos conta de que existem em nosso país inúmeros riachos, rios, arroios, riozinhos de manguezais, resistindo ou renascendo à degradação humana. Isso é muito bom e já há muitos pescadores desfrutando desta sobrevida do meio, conscientemente. Já pensou em quantos destes locais é possível se pescar “vadeando”, tradução chula do termo em inglês Wading ou do espanhol Vadeo , ou seja, caminhando pelas margens ou dentro da água, em maior contanto com o meio, e melhor, gastando menos ou nada de dinheiro e queimando algumas calorias. Não poderia ser melhor: pescaria, economia e exercício físico (mesmo que não seja o propósito).

 
Além disto, os momentos agradáveis passados em constante contato com a natureza, quase que em estado de contemplação, são outro destaque para a prática do vadeio, além de despertar, maiormente, o senso de observação e instigar o estudo de outras ciências naturais (também comum a outras atividades em contato com o meio ambiente), no praticante da pesca em geral.
 
Para tanto, alguns equipamentos são necessários de modo que a prática do vadeio seja realizada de maneira mais confortável, segura e sem contratempos. Wader (macacão impermeável e que seja respirável), botas específicas para esta finalidade (com solado de borracha Vibram ou feltro – este em desuso dado permitir a proliferação e introdução de espécies exóticas em outros meios aquáticos) e wading staff (bastão para apoio durante a caminhada e para “sentir” o fundo do rio e detectar potenciais zonas de perigo, como maiores profundidades, buracos, pedras, lodo, dentre outros, antes de pisar nelas, e se machucar, são itens essenciais, na minha opinião.


Outros acessórios práticos são uma pochete, bolsa ou colete para guardar os equipamentos e moscas, sempre primando pelo minimalismo (“uma hora o peso pesa”), alguma comida, garrafa de água, protetor solar e repelente. E SEMPRE, UM PEQUENO CANIVETE de abertura fácil.

Vale a pena se valer do Google Earth e de um GPS para marcar localizações, pontos de interesse, e também ter mais segurança sobre onde se vai "explorar".


Reforçamos que a segurança vem sempre em primeiro lugar, mas, também sabemos que sempre há algum ponto de pesca, normalmente difícil de se alcançar e que nos permitiria um melhor arremesso ou melhores possibilidades de briga com o peixe, e assim, é mais do que conveniente que o pescador pense, duas, três ou mais vezes antes de se arriscar em mares desconhecidos pois a sua queda dentro do rio muitíssimo perigosa vestido de Wader. O canivete, sempre, à mão, servirá para furar ou cortar a roupa, permitindo a vazão da água de modo a se tentar evitar o afogamento do pescador.
Aventure-se, com cuidados. É bom, bonito, barato e compensa muito!